Terça-feira 01 de Março 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
CADERNO DE TEXTO COLETIVO
ATIVIDADES
Unidade didática
Ligue os órgãos dos sentidos
Área: Natureza e Sociedade
Objetivos: Identificar pela funcionalidade os órgãos dos sentidos.
Complete a figura humana
Desenho com interferência
Área: Artes Visuais
Objetivos: Nomear sem dificuldade, sempre que solicitado, partes do seu corpo
Contagem (ORAL)
Material utilizado: objetos e caixas de cores diferentes
Área: Matemática
Objetivos: Comunicar quantidades, utilizando a linguagem oral.
Descrição: Levarei para sala de aula três caixas com cores diferentes e apresentarei as crianças. Em seguida explicarei as crianças que serão escondidos na classe objetos nessas três cores e que eles deverão procurar os objetos com as respectivas cores e colocar nas caixas correspondentes. Depois de todos os objetos coletados, escolherei uma criança para que faça a contagem e assim sucessivamente enquanto houver interesse.
AVALIAÇÃO
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quarta-feira, 02 de Março 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
Hora da novidade
ATIVIDADES
Hora da biblioteca
Área: Linguagem oral
Objetivos: Observar e manusear materiais impressos, como livros, revistas e histórias em quadrinhos.
Ligue a figura ao seu nome
Área: Linguagem escrita
Objetivos: Estabelecer relação entre o que se fala e o que se escreve.
Pintura coletiva
Área: Artes Visuais
Objetivos: Respeitar e cuidar dos objetos produzidos individualmente e em grupo
Atenção quando a música parar
Área: Movimento
Objetivos: desenvolver a noção espacial
Identificando as formas
Blocos lógicos
Área: Matemática
Objetivos: Nomear através da percepção tátil as formas geométricas
Descrição: Solicitarei as crianças que sentem em circulo e que fechem os olhos. Colocarei na mão de cada criança uma forma geométrica, em seguida as crianças farão a manipulação e a identificação do objeto de olhos fechados, ao meu comando, todos abrirão os olhos e colocarão no meio do círculo os objetos.
AVALIAÇÃO
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quinta-feira, 03 de Março 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
ATIVIDADES
Projeto _________________________________
Área: unidade didática
Suporte: off-set
Desenho no suporte diferenciado
Área: Artes Visuais
Objetivos: Explorar as possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários.
Painel de imagens e números
Área: Matemática
Objetivos: Relacionar à idéia de número a quantidade correspondente.
Descrição: Levarei para sala de aula um grande painel contendo os algarismos do 0 ao 10 dispostos em círculos grandes, um para cada algarismo.
Em seguida as crianças farão a pesquisa em revistas selecionando, recortando e colando no painel a quantidade certa de figuras. Quando a colagem estiver terminada, o painel será fixado na parede da sala de aula.
Recorte e colagem
Recorte a dedo para a atividade de matemática
Área: Artes Visuais
Objetivos: Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
AVALIAÇÃO
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________
Sexta-feira, 04 de Março 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
PRÁTICA DE LEITURAS CHARADAS
ATIVIDADES
Trilha do alfabeto
Área: Linguagem Oral
Objetivos: participar de situações onde há regras e integração do grupo
Pintor: Gustavo Rosa. Dieta
Área: artes visuais
Objetivos: Proporcionar a leitura de obras de arte com base na observação, narração, descrição questionamentos e interpretação de imagens.
Descrição: relembrarei com eles novamente o quadro da semana passada e pedirei para que façam um desenho usando as mesmas cores que o pintor usou no seu quadro.
Cinema
AVALIAÇÃO
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quinta-feira, 11 de Março 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
ATIVIDADES
Projeto _________________________________
Área: unidade didática
Suporte: forma geométrica
Desenho no suporte diferenciado
Área: Artes Visuais
Objetivos. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
Conte somente os animais que vivem no mar
Área: Matemática
Objetivos: Utilizar noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.
Dobradura
Recorte e colagem
Área: Artes Visuais
Objetivos: Estimular a coordenação e a criatividade com o uso de diferentes instrumentos .
Descrição: Antes da atividade, mostrarei a dobradura porém, eles terão de discutir como fazer para atingir o objetivo. Entregarei a cada aluno duas folhas quadradas. Com uma, solicite que os alunos tentem dobrar o papel para chegar naquela forma. Depois que todos terminarem e chegarem as suas conclusões, perguntarei se eles conseguiram chegar a forma solicitada. No passo seguinte, orientarei os alunos passo a passo da dobradura.
Descrição: Antes da atividade, mostrarei a dobradura porém, eles terão de discutir como fazer para atingir o objetivo. Entregarei a cada aluno duas folhas quadradas. Com uma, solicite que os alunos tentem dobrar o papel para chegar naquela forma. Depois que todos terminarem e chegarem as suas conclusões, perguntarei se eles conseguiram chegar a forma solicitada. No passo seguinte, orientarei os alunos passo a passo da dobradura.
AVALIAÇÃO
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________
Sexta-feira, 12 de Março 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
ATIVIDADES
PRÁTICA DE LEITURAS CHARADAS
Descrição: perguntarei as crianças se eles se lembram da charada da última sexta-feira, assim poderei avaliar se as crianças se apropriaram da charada, só depois socializarei uma nova charada com eles.
Bingo do alfabeto
Área: Linguagem Oral
Objetivos: apropriar da base alfabética
Gênios da pintura
Pintor: Gustavo Rosa ( gato- interferência)
Área: artes visuais
Objetivos: Distinguir as diferentes produções artísticas, como desenho, pinturas, esculturas, construções.
Jogo simbólico:
Área: Linguagem oral
Objetivos: participar de brincadeiras onde se faça uso da linguagem oral para expressar seus desejos, vontades e sentimentos.
AVALIAÇÃO
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Segunda-feira 14 de Março 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
Conversa informal
ATIVIDADES
Texto: Escreva a música do piano
Escrita espontânea de textos de memória
Área: Linguagem Escrita
Objetivos: Realizar práticas espontâneas de escrita, utilizando o conhecimento de que dispõe sobre o sistema de escrita alfabética.
Cubra e descubra de números
Área: Matemática
Objetivos: Utilizar a contagem na brincadeira e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Desenho Livre
Área: Artes Visuais
Objetivos: Adquirir autoconfiança na produção de trabalhos individuais.
Saltar arcos
Área: Movimento
Objetivos: Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras.
Descrição: Formarei uma equipe que será disposta em fila. O primeiro da fila terá seis arcos nas suas mãos. Ao meu comando, ele deverá correr e deixar pelo caminho os seis arcos. Ao chegar ao outro lado do pátio, deverá voltar e vir saltando no meio dos arcos sem deixar nenhum de fora. Ao chegar na fila, deverá tocar no segundo, que fará o inverso: na ida saltará no meio dos arcos e, na volta, irá recolhê-los e entregá-los ao próximo.
AVALIAÇÃO:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quarta-feira, 16 de Março 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
Hora da novidade
ATIVIDADES
Hora da biblioteca
Área: Linguagem oral
Objetivos: Observar e manusear materiais impressos como livros, revistas, histórias em quadrinhos.
Nomear figuras
Área: Linguagem escrita
Objetivos: Estabelecer relação entre o que se fala e o que se escreve.
Pintura com pincel
Área: Artes Visuais
Objetivos: Organizar e cuidar dos materiais e do espaço físico da sala.
Jogo dos balões
Área: Movimento
Objetivos: ampliar gradativamente a Motricidade global.
Descrição: Darei um balão cheio para cada criança, com o balão cada aluno irá movimentá-lo batendo de diferentes maneiras e com o maior número de partes do corpo, evitando que toque no chão. Cada aluno deve prestar atenção ao seu balão, sem bater nos outros.
Classificar
Blocos lógicos
Área: Matemática
Objetivos: desenvolver o raciocínio de classificação.
AVALIAÇÃO
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quinta-feira, 17 de Março 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
ATIVIDADES
Identificando os produtos de higiene
Área: unidade didática
Objetivos: Conhecer de modo progressivo o próprio e os cuidados com o mesmo.
Suporte: sulfite colorido
Desenho no suporte diferenciado
Área: Artes Visuais
Objetivos: explorar as diferentes formas de suporte através do desenho e a percepção visual.
Liga- ponto
Área: Matemática
Objetivos: estabilizar a seqüência numérica reconhecendo seus sucessores antecessores.
Fantoches de pratos descartáveis
Recorte e colagem
Área: Artes Visuais
Objetivos: Participar de atividades que envolvem processos de confecção de objetos.
AVALIAÇÃO
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________
Segunda-feira 21 de Março 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
Conversa informal
ATIVIDADES
Texto: Escreva a música do pirulito que bate bate
Escrita espontânea de textos de memória
Área: Linguagem Escrita
Objetivos: Escrever de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe no momento sobre o sistema de escrita em língua materna.
Boliche
Área: Matemática
Objetivos: Reconhecer e respeitar regras de jogos trabalhados em sala de aula, favorecendo a autonomia e o reconhecimentos dos números naturais.
Desenho Livre
Área: Artes Visuais
Objetivos: Adquirir a autoconfiança na produção de trabalhos individuais.
Corrida dos bastões
Área: Movimento
Objetivos: vivenciar atividades de imobilidade e movimento movimentando-se adequadamente num espaço determinado.
Descrição: Organizarei as crianças em duas filas com o número igual de crianças, então colocarei dois obstáculos a uma mesma distância das fileiras e ao meu sinal, os alunos de frente correrão com os bastões, contornarão os obstáculos e voltarão, entregando o bastão para o primeiro e assim sucessivamente, terminará o jogo quando o aluno que iniciar a brincadeira estiver outra vez na frente.
AVALIAÇÃO:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________
Terça-feira 22 de Março 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
CADERNO DE TEXTO COLETIVO
ATIVIDADES
Unidade didática
Identificando os órgãos dos sentidos
Área: Natureza e Sociedade
Objetivos: Discriminar algumas características que identificam o corpo e os órgãos dos sentidos.
Descrição: verbalizarei e localizarei os órgãos dos sentidos pela funcionalidade, farei com que imitem e identifiquem os órgãos com exercícios tais como:
· Eu vejo com... ( apontar para os olhos)
· Eu cheiro com...( apontar para o nariz)
· Eu ouço com os ...( apontar para os ouvidos)
· Eu sinto o gosto das coisas com a ( apontar para a boca)
· Eu tateio, pego as coisas com ...( todos os movimentos das mãos)
O exercício será repetido até que haja assimilação, posteriormente darei os comandos para que possam realizar a atividade.
Complete as carinhas
Desenho com interferência
Área: Artes Visuais
Objetivos: Reconhecer semelhanças e diferenças físicas que caracterizam cada pessoa.
Contagem (ORAL)
Material utilizado: palitos e dados
Área: Matemática
Objetivos: Estabelecer aproximações e algumas noções matemáticas presentes no cotidiano, com contagem.
AVALIAÇÃO
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quarta-feira, 23 de Março 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
Hora da novidade
ATIVIDADES
Hora da biblioteca
Área: Linguagem oral
Objetivos: participar de situações em que as crianças leiam,ainda que não façam de maneira convencional.
Nomear figuras com banco de dados
Área: Linguagem escrita
Objetivos proporcionar as crianças um ambiente alfabetizador, levando a perceberem que tudo que falamos pode ser registrado.
Pintura mágica
Área: Artes Visuais
Objetivos: Realizar diferentes técnicas de pintura visando a observação e o descobrimento.
Equilibrar-se no mural com a caixa na cabeça
Área: Movimento
Objetivos: obter um melhor equilíbrio estático e dinâmico.
Descrição: para exercitar o equilíbrio, as crianças andarão sobre a mureta do pátio da escola,onde colocarei três colchões em baixo para proteção. Irei dinamizar a brincadeira, propondo que cada criança leve uma caixa pequena na cabeça, ganha a brincadeira quem não deixar cair a caixa da cabeça.
Classificação com blocos lógicos
Blocos lógicos
Área: Matemática
Objetivos: classificar objetos a partir das cores, formas e tamanhos, através da exploração.
AVALIAÇÃO
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quinta-feira, 24 de Março 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
ATIVIDADES
Projeto _________________________________
Área: unidade didática
Suporte: forma de triângulo
Desenho no suporte diferenciado
Área: Artes Visuais
Objetivos: ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes formas
e materiais, explorando suas características propriedades e possibilidades de manuseio.
Conte e registre
Área: Matemática
Objetivos: estabelecer relação entre a quantidade e o numero através de registro.
Colagem de quebra cabeça do corpo humano
Área: Artes Visuais
Objetivos: explorar diferentes técnicas de artes plásticas para conhecimento do seu corpo.
Descrição: Fornecerei as folhas para as crianças já cortadas para que eles montem e desmontem livremente, mas questionarei onde está a perna? Onde está a cabeça? Em seguida pedirei para que cada criança tire uma peça do quebra cabeça e coloque em cima da minha mesa. Depois de todos cumprirem a tarefa cada criança pedirá a parte do seu boneco daí sim partiremos para a colagem.
AVALIAÇÃO
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________
Sexta-feira, 25 de Março 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
PRÁTICA DE LEITURAS CHARADAS
ATIVIDADES
O que é o que é?
Tem coroa mas não é rei, tem escamas mas não é peixe?
Caracol do alfabeto
Alfabeto móvel
Área: Linguagem Oral
Objetivos: Participar de situações cotidianas como jogos na qual se faz necessário o uso da leitura.
Gênios da pintura apreciação
Pintor: Gustavo Rosa. ( cachorro)
Área: artes visuais
Objetivos: demonstrar atitude de respeito pela obras e conhecimento pelas obras do pintor.
Descrição: Realizarei a leitura do quadro de Gustavo Rosa, instigando o olhar de cada uma das criança para a obra com base nas perguntas como:
· _O que você vê nessa obra de arte?
· _Quais a cores que o pintor usou?
· _Que animal e estimação é esse?
· _ Esse quadro é igual ao outro que eu mostrei anteriormente?
· _ Você possui animal de estimação?
AVALIAÇÃO____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Segunda-feira 28 de Março 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
Conversa informal
ATIVIDADES
Texto: Escreva a do boi da cara preta
Escrita espontânea de textos de memória
Área: Linguagem Escrita
Objetivos: instigar no aluno a relação do som com a grafia.
Cubra e descubra de números
Área: Matemática
Objetivos: Utilizar a contagem na brincadeira e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Desenho Livre
Área: Artes Visuais
Objetivos: desenvolver a criatividade em seus trabalhos.
Equilibrar-se no mural com a caixa na cabeça
Área: Movimento
Objetivos: obter um melhor equilíbrio estático e dinâmico.
Descrição: para exercitar o equilíbrio, as crianças andarão sobre a mureta do pátio da escola,onde colocarei três colchões em baixo para proteção. Irei dinamizar a brincadeira, propondo que cada criança leve uma caixa pequena na cabeça, ganha a brincadeira quem não deixar cair a caixa da cabeça.
AVALIAÇÃO:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Terça-feira 29 de Março 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
CADERNO DE TEXTO COLETIVO
ATIVIDADES
Unidade didática
Assinale o que é necessário para nossa higiene
Área: Natureza e Sociedade
Objetivos: Identificar os cuidados com a higiene pessoal, reconhecendo a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal.
Descrição: irei trabalhar a higiene bucal, levarei para sala de aula a bocona e a escovona que temos na escola, verbalizarei com as crianças sobre a higiene bucal de cada um,depois demonstrarei o uso correto da escova, da pasta e dos objetos de higiene bucal. Depois de socializado as informações passaremos para atividades escrita.
Complete o que se pede.
Desenho co m interferência
Área: Artes Visuais
Objetivos: discriminar algumas características do seu corpo através das artes visuais
Contagem (ORAL)
Material utilizado: palitos
Área: Matemática
Objetivos: desenvolver a contagem estabelecendo aproximações com a quantidade.
AVALIAÇÃO
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quarta-feira, 30 de Março 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
Hora da novidade blocos lógicos
ATIVIDADES
Hora da biblioteca
Área: Linguagem oral
Objetivos: Possibilitar a criança a interagir com materiais de leitura de diferentes gêneros.
Ligue cada nome ao seu desenho
Área: Linguagem escrita
Objetivos: Ampliar os conhecimentos sobre o sistema de escrita, trocando experiências e discutindo a grafia das palavras.
Pintura no color set
Área: Artes Visuais
Objetivos: Explorar diferentes materiais e superfícies para ampliar as possibilidades de expressar-se por meio deles.
Desafio corporal
Área: Movimento
Objetivos: Desenvolver habilidades corporais (pular, virar cambalhota etc.)
Descrição: Colocarei bambolês no chão para que as crianças pulem de um para outro ao termino do circuito do bambolê orientarei para que façam cambalhotas sobre colchonetes. Antes de iniciar a atividade apresentarei o que deve ser feito em todo o circuito e acompanharei as crianças em cada um dos desafios, evitando que tenham medo ou se machuquem.
Identificação das formas e tamanhos
Blocos lógicos
Área: Matemática
Objetivos: Estabelecer relações entre os elementos observados.
AVALIAÇÃO
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Boa noite,
ResponderExcluirGostei muito do seu plano de aula.
Deus te abençoe,
Joseli
Boa noite! Amei.. simplesmente apaixonada, que Deus te abençoe
ResponderExcluir