Sexta-feira, 01 de Abril 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
PRÁTICA DE LEITURAS CHARADAS
ATIVIDADES
O QUE É O QUE TEM BARBA MAS NÃO É HOMEM
TEM DENTE, MAS NÃO É GENTE.
Alfabeto móvel
Área: Linguagem Oral
Objetivos:. Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o alheio para resolver outros problemas de escrita.
Descrição: Pedirei que as crianças construam seus nomes com o alfabeto móvel sem o apoio do crachá, depois permitirei que usem o modelo para conferir a escrita produzida.
Gênios da pintura
Pintor: Gustavo Rosa.CACHORRO
Área: artes visuais
Objetivos: Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
AVALIAÇÃO
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Segunda-feira 04 de Abril 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
Conversa informal
ATIVIDADES
Texto: Escreva a parlenda lá na rua 24
Escrita espontânea de textos de memória
Área: Linguagem Escrita
Objetivos: Familiarizar-se aos poucos com a escrita em situações em que ela se faz necessária e por meio do contato com ao mais variados suportes de textos
Boliche
Área: Matemática
Objetivos: relacionar os números dos dados aos números naturais.
Desenho Livre
Área: Artes Visuais
Objetivos: Exploração e conhecimento de diferentes movimentos gestuais visando à produção de marcas gráficas
Bola no túnel
Área: Movimento
Objetivos: Melhorar o desempenho na execução de atividades que requeiram agilidade, velocidade e flexibilidade.
Descrição: Dividirei em igual número, os alunos formando duas colunas. Explicarei a eles que deverão ficar com tronco flexionado para frente e com as pernas ligeiramente afastadas. Entregarei uma bola ao primeiro jogador de cada coluna.
ao meu sinal, o primeiro jogador passará a bola por entre as pernas, entregando-a ao seu companheiro. Os demais ao receberem a bola irão passando-a do mesmo modo até o último jogador, este segura-a, sai correndo e vai ocupar o lugar à frente. Assim sucessivamente
ao meu sinal, o primeiro jogador passará a bola por entre as pernas, entregando-a ao seu companheiro. Os demais ao receberem a bola irão passando-a do mesmo modo até o último jogador, este segura-a, sai correndo e vai ocupar o lugar à frente. Assim sucessivamente
AVALIAÇÃO:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________
Terça-feira 5 de Abril 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
CADERNO DE TEXTO COLETIVO
ATIVIDADES
Unidade didática
O ciclo da vida
Área: Natureza e Sociedade
Objetivos: observar as etapas de transformação presentes no ciclo da vida.
Complete a figura humana
Desenho com interferência
Área: Artes Visuais
Objetivos: familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Mamãe posso ir?
Contagem (ORAL)
Área: Matemática
Objetivos: utilizar a contagem oral
Descrição: Escolherei uma criança para ser a “mãe”, posicionando-a a uma certa distância das outras crianças. As crianças perguntam “mamãe posso ir?” A criança que esta no papel de mãe responderá que sim e as outras perguntarão “quantos passos?” A criança que estará representando a mãe decidirá o número de passos que cada criança irá dar.
AVALIAÇÃO
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quarta-feira, 06 de Abril 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
Hora da novidade
ATIVIDADES
Hora da biblioteca
Área: Linguagem oral
Objetivos: Observar e manusear materiais impressos, histórias em quadrinhos.
Nomear figuras
Área: Linguagem escrita
Objetivos: Compreender o funcionamento comunicativo da escrita que serve para ser lido.
Pintura
Área: Artes Visuais
Objetivos: Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais.
Circuito
Área: Movimento
Objetivos: Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.
Blocos lógicos
Área: Matemática
Objetivos: Compreender e desenvolver as noções básicas das figuras geométricas.
Descrição: Reunirei as crianças em dois grupos. Explicarei que um dos grupos descreverá uma figura para o outro grupo que terá de pegar a figura no menor tempo possível. Avaliarei os conhecimentos das crianças em relação aos blocos lógicos.
AVALIAÇÃO
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quinta-feira, 07 de Abril 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
ATIVIDADES
PROJETO RECICLAR E PRECISO DISPARADOR
Área: unidade didática
Objetivos: Desenvolver atitudes de conscientização na preservação do meio ambiente.
Inicialmente conversarei com as crianças sobre a reciclagem, questionando-as:
- O que é reciclagem?
- O que é reutilizar?
- Por que é importante reciclar e reutilizar?
- Quem faz coleta seletiva de lixo em casa?
Depois exibirei para as crianças o robô e explicarei sobre o projeto.
Suporte: papel camurça
Desenho no suporte diferenciado
Área: Artes Visuais
Objetivos: explorar as diferentes formas e texturas de suporte através do desenho e a percepção visual.
Conte e registre
Área: Matemática
Objetivos: Reconhecer e discriminar os números, interpretando-os associando os a contagem.
Recorte e monte
Recorte e colagem
Área: Artes Visuais
Objetivos: Desenvolver a socialização, a percepção visual e a coordenação motora.
AVALIAÇÃO
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________
Sexta-feira, 08 de Março 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
ATIVIDADES
PRÁTICA DE LEITURAS CHARADAS
QUAL O MEIO DE TRANSPORTE QUE NUNCA FAZ CURVA ELEVADOR
Trilha do alfabeto
Área: Linguagem Oral
Objetivos: reconhecer as letras do alfabeto em diferentes contextos.
Gênios da pintura
Pintor: Gustavo Rosa
Área: artes visuais
Objetivos: Desenvolver habilidades apreciativas, o olhar e a observação.
Descrição: comentarei com os alunos que uma tela sempre transmite idéias
sensações e emoções.depois apresentarei a tela e farei as perguntas,deixando que
expliquem o porque da sensação.
· Que sensação essa tela transmite: alegria tristeza?
· Quantas tonalidades de cor você vê?
· Que nome você daria a esse quadro.
CINEMA
AVALIAÇÃO
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Segunda-feira 11 de Abril 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
Conversa informal
ATIVIDADES
Texto: Escreva a Parlenda da macaca sofia
Escrita espontânea de textos de memória
Área: Linguagem Escrita
Objetivos: Levar o aluno a prática da escrita espontânea, utilizando o conhecimento que dispõe no momento, sobre o sistema de escrita da língua materna.
Jogo das flores
Área: Matemática
Objetivos: Reconhecer e discriminar as cores. Desenvolvendo o raciocínio lógico.
Desenho Livre
Área: Artes Visuais
Objetivos: Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho
O lançamento
Área: Movimento
Objetivos: Coordenação óculo manual e agilidade segmentar
Descrição: Formarei grupos compostos por dois alunos, depois traçarei várias linhas no chão e entregarei uma bola de ténis a cada par. Uma das crianças de cada par deverá coloca-se sobre a linha com a bola na mão e a outra a uma determinada distância da linha (em frente). A criança que iniciar o primeiro lançamento tem de fazer a bola chegar ao outro colega sem que esta ressalte no solo mais de 4 vezes.
AVALIAÇÃO:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Terça-feira 12 de Abril 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
CADERNO DE TEXTO COLETIVO
ATIVIDADES
Unidade didática
Desenhe uma mulher grávida e o bebê em seu ventre
Área: Natureza e Sociedade
Objetivos: Identificar a fase gravidez do ciclo da vida.
Complete a figura
Desenho com interferência
Área: Artes Visuais
Objetivos: Nomear sem dificuldade, sempre que solicitado, partes do seu corpo
Contagem (ORAL)
Material utilizado: peçinhas
Área: Matemática
Objetivos: Comunicar quantidades, utilizando a linguagem oral.
Lego
AVALIAÇÃO
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quarta-feira, 13 de Abril 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
Hora da novidade
Açúcar
ATIVIDADES
Hora da biblioteca
Área: Linguagem oral
Objetivos: valorizar a leitura com fonte de prazer e entretenimento.
Complete a Parlenda do rei capitão
Área: Linguagem escrita
Objetivos: Estabelecer relação entre o que se fala e o que se escreve.
Pintura
Área: Artes Visuais
Objetivos: adquirir a autoconfiança na produção de trabalhos individuais
COELHO SAI DA TOCA
Objetivos: desenvolver a noção espacial.
Dominó
Blocos lógicos
Área: Matemática
Objetivos: Organizar as figuras de acordo com suas semelhanças.
Descrição: Distribuirei os bloco lógicos em quantidades iguais para os alunos, e escolherei uma para ser a peça inicial do jogo. Estabelecerei que as crianças deverão colocar a peça seguinte se ela tiver uma característica da peça anterior. Ex triângulo vermelho pequeno e grosso. A peça seguinte deverá ter uma dessas características. A atividade segue até que uma das crianças termine suas peças
AVALIAÇÃO
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quinta-feira, 14 de Abril 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
ATIVIDADES
Projeto Reciclar e preciso
Área: unidade didática
Objetivos: enfocar os prejuízos que a sociedade sofre com a má utilização do lixo.
Descrição: Explicarei as crianças sobre a reciclagem e realizarei com elas uma lista de coisas que podem ser recicladas ou não. Nesse momento questionarei as: crianças:- As garrafas pet podem ser recicladas?
- E as de vidro? Será que posso reciclar restos de comida?
- E o papel posso reciclar?
- Qual papel pode ser reciclado?
Suporte: formato de peixe
Desenho no suporte diferenciado
Área: Artes Visuais
Objetivos: Explorar e aprofunda-se nas possibilidades oferecidas nos diversos
materiais e suportes diferenciados para o fazer artístico.
Liga -ponto
Área: Matemática
Objetivos: Explorar as regularidades e regras presentes na seqüência dos números naturais.
Recorte e colagem
Área: Artes Visuais
Objetivos: utilizar os diversos materiais para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
AVALIAÇÃO
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sexta-feira, 15 de Abril 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
PRÁTICA DE LEITURAS CHARADAS
MESMO SENDO SEU, E MAIS USADO PELOS OUTROS?
ATIVIDADES
Bingo
Área: Linguagem Oral
Objetivos: reconhecer as letras do alfabeto
Gênios da pintura apreciação
Pintor: Gustavo Rosa. vaso
Área: artes visuais
Objetivos: Proporcionar a leitura de obras de arte com base na observação, narração, descrição questionamentos e interpretação de imagens.
Descrição: Mostrarei todas os quadros ( gravuras) do pintor Gustavo Rosa estudado até agora, e pedirei que as crianças nomeiem cada um deles, verificando o conhecimento de cada um, sempre questionando sobre cada um dos quadros. Assim garantirei que as crianças façam uma descrição sobre as obras.
Jogo simbólico :
Área: Linguagem oral
Objetivos: participar de brincadeiras onde se faça uso da linguagem oral para expressar seus desejos, vontades e sentimentos.
AVALIAÇÃO
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Segunda-feira 18 de Abril 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
Conversa informal
ATIVIDADES
Texto: Escreva a música do sapo cururu
Escrita espontânea de textos de memória
Área: Linguagem Escrita
Objetivos: Produzir textos individuais estabelecendo relação entre o que se fala e o que se escreve.
Cubra e descubra de números
Área: Matemática
Objetivos: Reconhecer pequenas quantidades explorando-os em diferentes contextos.
Desenho Livre
Área: Artes Visuais
Objetivos: Produzir arte utilizando a linguagem do desenho, desenvolvendo o gosto pelas Artes Visuais.
A RAPOSA E A GALINHA
Área: Movimento
Objetivos: Ampliar as possibilidades expressivas do próprio corpo, trabalhando mudanças de velocidade e de direção
Descrição: Indicarei um aluno para desempenhar a função de “Galinha” e outro de “Raposa”. Os restantes dos alunos fingem ser “pintinhos”. Traçarei duas linhas no pátio, a raposa ficará ao meio, a galinha coloca-se em uma extremidade e os pintinhos em outra . Os pintinhos serão chamados pelo galinha,e terão de passar pelo meio campo, onde a raposa tentará apanhar. Quem for apanhado pela raposa, perde ganho o “pintinho” que sobreviver às garras da “raposa”.
AVALIAÇÃO:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Terça-feira 19 de Abril 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
CADERNO DE TEXTO COLETIVO
ATIVIDADES
Unidade didática
Ciclo da vida fase bebê ( pesquisa)
Área: Natureza e Sociedade
Objetivos: Identificar a fase bebê do ciclo da vida.
Complete o que está faltando
Desenho com interferência
Área: Artes Visuais
Objetivos: Ampliar o conhecimento do mundo e de si mesmo, explorando as diversas formas de expressão plástica.
Contagem (ORAL)
Material utilizado: palitos
Área: Matemática
Objetivos: manipular e explorar objetos em situações organizadas estabelecendo noções matemáticas.
Lego
AVALIAÇÃO
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quarta-feira, 20 de Abril 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
Hora da novidade
SABONETE
ATIVIDADES
Hora da biblioteca
Área: Linguagem oral
Objetivos: participar de situações em que as crianças leiam, ainda que não façam de maneira convencional.
Nomear figuras com banco de dados
Área: Linguagem escrita
Objetivos: familiarizar-se com a escrita através da produção individual de diferentes portadores de textos.
Pintura
Área: Artes Visuais
Objetivos: Realizar diferentes técnicas de pintura visando a observação e o descobrimento.
Estafeta com bolinhas
Área: Movimento
Objetivos: Coordenação óculo-manual e velocidade.
Descrição: dividirei a turma em duas equipes e cada uma delas em dois grupos, formando duas filas, uma em frente à outra. Darei á primeira criança de cada uma das duas filas uma bola de tênis, ao meu sinal as crianças deverão correr em direção à fila da frente. Chegando lá, deverá entregar a bola para o primeiro da fila e ir colocar-se no fim da mesma. Os alunos que receberem a bola repetirão a ação e assim sucessivamente, até que todas as crianças participem. Ganha o grupo que terminar primeiro.
Blocos lógicos
Área: Matemática
Objetivos: classificar objetos a partir de suas características.
AVALIAÇÃO
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Segunda-feira 25 de Abril 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
Conversa informal
ATIVIDADES
Texto: Escreva a parlenda hoje é domingo
Escrita espontânea de textos de memória
Área: Linguagem Escrita
Objetivos: Vivenciar situações para aquisição da base alfabética.
Jogo da memória
Área: Matemática
Objetivos: Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas.
Desenho Livre
Área: Artes Visuais
Objetivos: Garantir oportunidades para que as crianças desenvolvam a imaginação criadora, a expressão, a sensibilidade.
Corrida de um pé só
Área: Movimento
Objetivos: Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço
Descrição: Traçarei duas linhas no pátio uma distante da outra e formarei duas filas com as crianças, o primeiro de cada fila correrá segurando um dos pés, até alcançar a linha do outro lado do pátio chegando lá deverá voltar da mesma forma quando ao início deverá tocar no jogador que estiver na frente da coluna indo ao ultimo lugar.
A equipe que terminar primeiro é a vencedora.
AVALIAÇÃO:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Terça-feira 26 de Abril 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
CADERNO DE TEXTO COLETIVO
ATIVIDADES
Unidade didática
Área: Natureza e Sociedade
Objetivos: Experimentar situações onde possa explorar e conhecer a si mesmo e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios.
Complete o cachorro
Desenho com interferência
Área: Artes Visuais
Objetivos: desenvolver o gosto para a várias manifestações artísticas.
Contagem (ORAL)
Material utilizado: tampinhas
Área: Matemática
Objetivos: Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
Lego
AVALIAÇÃO
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quarta-feira, 27 de Abril 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
Hora da novidade
Escova de cabelo
ATIVIDADES
Hora da biblioteca
Área: Linguagem oral
Objetivos: Participação em situações de leitura de diferentes gêneros .
Ligue os desenhos a escrita
Área: Linguagem escrita
Objetivos: Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária
Pintura
Área: Artes Visuais
Objetivos: Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
CORRIDA DE TRÊS PERNAS
Área: Movimento
Objetivos: Controlar gradualmente o próprio movimento.
Descrição: formarei várias duplas com os alunos,amarrarei um pedaço de tnt nas pernas das crianças de modo a ficaram as duplas com três pernas, pedirei para que um se apóie no outro. Faremos uma corrida de duplas de três pernas.
Dominó
Blocos lógicos
Área: Matemática
Objetivos: Organizar as figuras de acordo com suas semelhanças.
AVALIAÇÃO
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quinta-feira, 28 de Abril 2011
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
ATIVIDADES
Projeto Reciclar e preciso
Área: unidade didática
Objetivos: Explorar os benefícios da coleta seletiva adquirindo a conscientização para a natureza.
Descrição: Explicarei as crianças sobre a coleta seletiva e os benefícios que esse comportamento traz a natureza, explicarei também a importância da separação do lixo através da separação previa dos materiais, farei a leitura de um texto sobre esse assunto. Em seguida mostrarei cada símbolo com sua cor e questionarei:
· Vocês conhecem esse símbolo?
· Já viram em algum outro lugar?
· Porque será que são separados por cores?
Depois de coletado as informação e explicado o significado de cada um realizaremos a colagem desses símbolos na parede da classe. E eles realizarão uma atividade referente a esse assunto.
Suporte: sulfite colorido
Desenho no suporte diferenciado
Área: Artes Visuais
Objetivos: Explorar e aprofunda-se nas possibilidades oferecidas nos diversos
materiais e suportes diferenciados para o fazer artístico.
Liga –ponto
Conte as crianças no desenho
Área: Matemática
Objetivos: Comunicação de quantidades, utilizando a notação numérica
AVALIAÇÃO
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário