Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Sugestões de atividades

Desenho:
·Podemos dar-lhes ceras ou giz húmido para desenharem sobre papéis, caixas, objectos de diferentes tamanhos, cores e texturas.
Pintura:
·Um pincel leve e médio para “brincar” com água (pintar) sobre o chão, por exemplo, sobre uma parede ou papel que deixe marca ao humedecê-lo.
·Se possível, trabalhar de pé, na parede ou com a mesa como limite, e com papéis muito grandes, que lhe permitam movimentos amplos, inclusivamente caminhar enquanto trabalha.
·Deixar que utilizem livremente as suas mãos sem indicar o uso de uma ou outra… ou das duas.
·Podem trocar o suporte e o objecto para deixarem marca; podem trocar o espaço vertical pelo horizontal.
Rasgagem:
·Rasgar o papel é outra actividade muito importante do ponto de vista da psicomotricidade; rasgar aos bocadinhos papel de todo o tipo, primeiro grande e depois pequeno, guardá-lo quando terminar o jogo (que pode ser até com música), e noutro dia colar sobre caixas ou objectos vários, pois nem sempre tem que ser um trabalho bidimensional.
Colagem:
·Uma das maneiras de colar papel de que as crianças muito gostam, é colocar pedaços de fita adesiva ao redor da mesa, ou colados nas paredes, para que os possam retirar, voltar com eles e colá-los sobre uma radiografia ou papel de cor. Gostam de caminhar (sobretudo os que não param quietos) para irem buscar os pedacinhos de fita, voltar com eles e colá-los. Vão e vêm, fortalecendo também, dessa maneira, a sua marcha.
·Colar papelinhos numa folha é outra actividade; molhando o dedo em cola e sustendo o papel na outra mão, põem a cola e colam o pedaço de papel na folha ou caixa. Sempre a cola sobre o objecto a colar, nunca sobre o papel. Desta maneira fortalecem a “pinça”, a coordenação óculo manual e o controlo do espaço, entre outras aprendizagens.
Massas:
·Para “experimentar”, a primeira coisa poderá ser a massa de farinha e sal, porque é a que menos gostarão de comer.
·Dar-lhes uma base de apoio e ir juntando, para que explorem, pauzinhos, colherezinhas e outros elementos para enriquecer o jogo.



sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

NOME:_____________________________________


COMPLETE A PARLENDA:


A GALINHA DO VIZINHO
BOTA OVO AMARELINHO

BOTA ________,
BOTA ________,
BOTA ________,
BOTA ________,
BOTA ________,
BOTA ________,
BOTA ________,
BOTA ________,
BOTA ________,
  BOTA ________.